terça-feira, 17 de junho de 2008

RELATÓRIO DO FILME "MACHUCA" Direção: Andrés Wood, 2004




Machuca é o sobrenome do menino Pedro, recém chegado a uma escola elitizada, garoto pobre que vive numa favela de Santiago do Chile, o que lhe traz inúmeros problemas de relacionamento nessa escola, a rejeição e as gozações quanto a ele e seus colegas são freqüentes e isso provoca reações diversas que vão desde a indiferença até a agressão.

A entrada nessa escola faz com que ele conheça Gonzalo, membro de família abalada por relacionamentos em decomposição, alienado das questões políticas que fazem seu país ferver, mas fundamentalmente uma boa alma.Gonzalo vivência as saídas de sua mãe que se encontra como homens se prostituído para manter as aparecias de uma classe alta a qual estava sendo reprimida pelo governo que controlava seu aquisitivo.
O encontro dos dois meninos representa muito mais do que simplesmente uma nova amizade que está se consolidando. Trata-se de um retrato do próprio Chile daquela época, de um lado os socialistas e do outro os capitalistas, estes querem fazer com que a nação se renda a seus ideais.

Ao se conhecerem, Pedro e Gonzalo passam a perambular por universos que até aquele momento eram desconhecidos para eles. Machuca é levado a casa de seu novo amigo e percebe a comodidade e os prazeres de uma vida burguesa, apesar das restrições que o regime impõe aos membros da elite chilena. Gonzalo, por sua vez, vai com sua bicicleta aos bairros pobres da periferia de Santiago e descobre a esperança ao lado de casas sem água encanada, eletricidade ou rede de esgotos.

Se não bastasse esse choque de realidades, os dois ainda acabam indo às ruas da capital para ajudar a jovem Silvana, que os leva as passeatas políticas para vender bandeirinhas do país ou das facções ali representadas. Esses momentos de suas histórias de vida são essenciais para que todos esses adolescentes se percebam como membros de uma nação e de seus dilemas e que percebam quais são as possibilidades e alternativas que a sociedade lhes reserva.

Surgem as paixões prematuras dos primeiros beijos. “Machuca” é mais um dos grandes filmes que nos ensina a rever princípios, reavaliar a vida, pensar nas origens e analisar com seriedade a história de nossos povos. Assistam!

Nenhum comentário: