sexta-feira, 27 de junho de 2008

Aula Pratica-“Dança na Escola: a criação e a co-educação em pauta” de Luciana Fiamoncini e Maria do Carmo Saraiva.






Aula apresentada por Camila Turetta, Marilene G. Queiroz e Naylah Nogueira.

Sobre a temática
Uma proposta que tenta atender a dois eixos da atuação da Educação Física escolar: o resgate da dança na escola e as aulas co-educativas, tidas como possibilidade de legitimação das turmas mistas em Educação Física. Tratando a co-educação como uma pratica conjunta de meninos e meninas, atividades que possibilitam vivências de movimentos por ambos nas aulas de Educação Física. Fator importante para quebrar a discriminação tradicional de movimentos determinados para homens e mulheres, atrelados a valores culturais, mostrando que no movimento não tem sexo.
Neste sentido, busca-se a improvisação como conteúdo da dança na escola, processo que permite a todas as pessoas dançarem, movimentarem-se expressivamente, dentro de suas possibilidade individuais. A improvisação permite aos alunos criarem movimentos, elaborar seus pensamentos, seus sentimentos, a respeito de si e do outro.
Considera-se que o movimento que se faz na dança é o espaço exterior da imaginação, que esse movimento libera sentimentos e emoções, além de refletir e expressar as transformações do ser no todo.

Planejamento da aula:
1º Momento (introdução)
Exposição superficial do método para os alunos, seguido da exposição da proposta pratica da aula.
2º Momento (pratica)
A prática das atividades foram divididas em etapas, a primeira etapa exposição de diversas músicas, de diferentes ritmos, com o intuito de que os alunos se movimentem espontaneamente, livres... Na segunda etapa momento mais teórico da aula, ensino de passos técnicos básicos de forró.
3º Momento (encerramento)
Finalizando a apresentação da temática de dança como conteúdo das aulas de Educação Física na escola, discutindo-se um pouco mais sobre as atividades realizadas e a proposta “Dança na Escola: a criação e a co-educação em pauta”.

Segundo as autoras desta proposta:
“ imaginação e criatividade são, então fundamentais em um projeto de educação que tenha como objetivo a formação de pessoas que não apenas aprendam os conhecimentos elaborados pela humanidade como verdades absolutas e imutáveis, porém que saibam refletir sobre esse conhecimento reelaborando-os.”
“O que tem predominado em nossa educação é que somos levados a pensar e acreditar em valores como se fossem nossos.Na escola e na família, as pessoas nos dizem o que fazer, o que pensar, sem muita possibilidade de escolha. Então, a dança, enquanto manifestação artística e como conteúdo da Educação Física possibilita o desenvolvimento do aluno e da aluna como seres criativos e altonomos.”

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