quarta-feira, 25 de junho de 2008

Documentario Esporte é cultura

Este vídeo aborda a Educação Física e o esporte como forma de troca de diferentes culturas.
A filmagem ocorre em uma escola de uma aldeia indígena onde as crianças praticam esportes da cultura indígena ( jogos de tacos com coquinhos,jogo de bola de mangaba com o joelho etc.) além dos esportes convencionais vôlei, futebol , atletismo.
A Educação Física nessa perspectiva auxilia na troca de experiências e no conhecimento
entre essas culturas distintas.
Neste programa também há a participação do nadador Luis Silva que cita sua trajetória no esporte inclusive a relação do esporte com outras culturas onde ele esteve competindo.
Também neste filmagem o professor Maximino apresenta seu programa de integralização do esporte indígena e o do homem branco onde ele trata de ambos tipos de esporte de maneira principalmente social oferecendo valores como companheirismo ,
Amizade e solidariedade.
No decorrer fala sobre a peteca , esporte de origem indígena e sobre a importância desse
resgate cultural , o professor Maximino além do jogo ensina os alunos a confeccionarem
a peteca o que desperta ainda mais o interesse dos alunos.
Através de relatos de professores da comunidade indígena ficamos sabendo da importância da difusão da cultura do índio para eles próprios pelo fato de muitas tribos estarem sendo extintas pela perda desta cultura através dos tempos e pela grande influencia da cultura do branco.
Enfim o vídeo nos demonstra a importância da Educação Física como meio de resgate da cultura indegena e do esporte como uma poderosa arma na ligação entre diferentes culturas.

Nenhum comentário: