quarta-feira, 4 de junho de 2008

Dos fins da Educação física Escolar(Dalva Marim Beltrami)

Com o intuito de regitrar este artigo que é de extrema importancia para o desenvolvimento de inumeras refrexões a restito da Educação Física, em especial a Educação Física Escolar.

Ainda está em aberto os fins da Educação Física escolar.
Não se pode esquecer que as práticas de exercícios físicos eram atividades obrigatórias para a formação de milícias. Onde nas escolas, muitos dos professores,"instrutores" (BELTRAMI, 1992), aplicavam para crianças, na escola, exercícios ginásticos praticados nos quartéis.
Houve controvérsias quanto ao tipo de atividades físicas que deveriam ser realizadas em escolas. De um lado, aqueles que defendiam os exercícios ginásticos e, de outro, os que defendiam a recreação (AZEVEDO, 1920; MIRANDA, 1972).

#A idéia de recreação dada à Educação Física escolar, onde adquiri um caráter formativo, referida a importância dos valores físicos e morais.
# Os estudos sobre recreação foram muito profundos no Brasil nos anos 40 e 50.
Azevedo, defendia uma educação física integral, que significava somar jogos, ginástica e esportes.
Marinho, fundava-se segundo o conceito de educação física, bio-psico-sócio-filosófico. A Educação Física, individual e social capaz de melhorar capacidades físicas, psíquicas, personalidade, liderança.

* Nos anos 70 vingou uma política de expansão da pratica do desporto, conseqüentemente a Educação Física tornou-se sinônimo de desponto.Esse privilegiava o “espírito de disciplina” e a “lealdade” conforme “O Plano Nacional de Educação Física e Desportos”(PNED).
*Lei nº 6251 de 8 outubro de 1975.
*As campanhas “mexa-se” e “esporte para todos” foram expressões e atividades vitoriosas da proposta.Houve também a defesa de que a separação entre Educação Física e jogos/desporto deveria acabar.

A Educação Física como exercício repetitivo,analítico, ginástico ou calistênico
Beltrami(1992) -Relatava que nesta época não havia profissionais qualificados para trabalhar nas escolas,o mais comum eram instrutores com alguma experiência ou formação militar.Beltrami acaba relatando a necessidade da formação profissional dos professores.
Nos anos 80 houve esta disputa e profissionais foram forçados a se qualificarem.
Em 1957-A educação física escolar passou a ser enxergada como algo que formaria um homem melhor para um mundo melhor.(palavras de Marinho, 1957,134).

à Educação Física é a própria Educação
à Castellani Filho(1988) “...o movimento que privilegiam enquanto elemento por excelência da educação física, questiona-se de uma dimensão humana.”
à Medina(1983) “... a arte e a ciência do movimento humano...”
à Braatch(1992) “eu acento, a Educação física é,antes de tudo, uma prática pedagógica...”

Para os atuais autores se aprender uma cultura corporal se dá pelo movimento do corpo e esse movimento é que se deve para os devidos propósitos.
O movimento corporal pode ser identificado com jogos, exercícios, esporte, dança(bracht,1992,p.16)
O conteúdo da Educação Física é entendido como conhecimento cultural, tendo como finalidade a Educação Física escolar.São varias as formas de abrangência da Educação Física escolar, porém em todas elas o corpo aparece aparece como o seu objeto passível de ser educado.
A finalidade da Educação Física escolar ainda é colocada em questão pelos debates duvidas e questionamentos a seu respeito.

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