segunda-feira, 23 de junho de 2008

Documentário "Paulo Freire Comteporâneo"

Levantar uma base para que o observador incentive sua percepção e direcione o olhar para a busca da literatura e a história de Paulo Freire é o objetivo do documentário e da síntese deste.
O documentário traz ao espectador uma estruturação baseada na história vivida por Paulo Freire a partir de sua construção da teorização crítica da educação brasileira.
Freire participa ativamente da produção metodológica educacional brasileira, no antes e pós regime militar. Através de programas de alfabetização de adultos, consolida-se como referência mundial no ensino educacional.
Fundamentos filosóficos e antropológicos foram base de seu estudo e de suas inúmeras obras. As argumentações teóricas sempre o acompanharam de situações praticas no imenso trabalho de Freire.
Sua história começa diante de circunstâncias precárias, advindo de família pobre nordestina, construiu sua formação com grandes dificuldades.
O legado de Paulo Freire segue não apenas em suas obras como também no instituto criado e nas inúmeras escolas que adotaram o método freiriano.
O documentário trouxe a problematização que o método freiriano gerou na sociedade brasileira através de implicações sociais, políticas e culturais.
"No momento em que eu comecei a aprender com a classe trabalhadora, significava ter uma consciência dependente, uma consciência política dependente..." na fala de Freire extraída do documentário, demonstra pelo menos em parte a influência sofrida em sua temática, que tinha forte dependência nos conflitos sociais e de classes. O pensamento de Freire voltava-se para o oprimido, invisível a classe no poder.
A forma que encontrou ou a que levou a expressar sua consciência foi a alfabetização, o ciclo da cultura como denominava, que constituía em uma primeira fase que é a da "leitura do mundo" de um ser curioso e incompleto, de uma outra que apresenta-se pela "tematização" que constitui em descobrir o que as palavras significam, e a terceira fase da "problematização" que mostrava ao aluno que o método estava ligado com a teoria do conhecimento e de sua antropologia.
Na política Paulo Freire foi visto como transformador, indo de encontro ao governo ditatorial levando ao seu exílio. "Para mim o exílio foi profundamente pedagógico, quando exilado tomei distancia do Brasil, comecei a compreendê-lo melhor."
Em sua volta ao Brasil encara o desafio, que a prefeita eleita nas eleições municipais de São Paulo Luiza Erundina, o propõe a assumir a secretaria de educação. Na gestão Paulo Freire elabora uma nova perspectiva na educação, substituindo o programa de alfabetização,do regime, o Mobral ("...é preciso ensinar as pessoas a ler para que elas possam ler as ordens que vem por escrito."),para o MOVA expressa na fala " A alfabetização é uma experiência criadora, e significa que o alfabetizando tem que criar, tem que moldar, os seus sistemas de sinais e gráficos, o arquiteto desta produção ou criação, obviamente ajudado pelo educador..." .
Por fim o documentário nos contempla com a abordagem de um capitulo de seu livro " Pedagogia do Oprimido" , no qual demonstra que a filosofia freiriana esteve a frente de seu tempo. A chamada Eco pedagogia, relata o mundo em que vivemos e na maneira insustentável de nossas vidas. Refundar princípios da pedagogia, para que ensinem crianças e adultos a viverem de forma sustentável, estava na teorização da pedagogia de Freire.
Fica por aqui o incentivo, para que os leitores desta síntese se mobilizem a não só assistirem o documentário como também buscar a obra deste importante e fabuloso "personagem" da história brasileira. Pois o documentário apresenta-se apenas como um prefácio das obras de Paulo Freire, de seus projetos, e de sua história, narradas por ele mesmo, e por quem presenciou e interpretou a sua essencia.

Marcelo Henrique Lisboa Rennó

Nenhum comentário: